• 28 ANOS DE

    28 ANOS DE "HISTÓRIA, APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO"

  • ANCV

    NOSSO ARQUIVO, NOSSA HISTÓRIA!

  • ANCV 1

    PRESERVAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA!

  • ANCV 2

    ARQUIVO NACIONAL DE CABO VERDE.

  • ANCV 3

    CULTURA E CONHECIMENTO!

Julho de 2017 | Notas e Moedas

As primeiras notas e moedas do Banco de Cabo Verde foram emitidas em 1977.

As Notas, “foram emitidas nesse ano, nas denominações de 100, 500 e 1000 escudos. Reproduzem a imagem de Amílcar Cabral, fundador da nacionalidade, e vários aspetos da nossa história e cultura, simbolizados através do esforço do Homem cabo-verdiano na sua luta pela sobrevivência. Apresentam ainda peças de panaria da ilha de Santiago, bem como peças do artesanato cabo-verdiano.

100 escudos retrata a imagem de Amílcar Cabral, uma peça de panaria da ilha de Santiago e uma peça de artesanato – uma cimboa trabalhada em coco. O verso da nota reproduz uma ilustração do Vulcão do Fogo e uma planta de café e respetivos frutos.

500 escudos reproduz a imagem de Amílcar Cabral, uma peça de panaria da ilha de Santiago e uma peça do artesanato cabo-verdiano - um tubarão trabalhado em chifre. No verso da nota estão reproduzidos o Porto Grande de S. Vicente e espécies da fauna marinha de Cabo Verde.

1000 escudos tem a imagem de Amílcar Cabral, uma peça de panaria da ilha de Santiago e uma peça do artesanato cabo-verdiano – um candeeiro trabalhado em coco. No verso, tem a reprodução de uma pintura com figuras de trabalhadores construindo um dique de correcção torrencial e parte de uma bananeira.

As notas de 1977 deixaram de circular em 1989, com a entrada em circulação de uma nova família de notas.

As Moedas de 1977 são ilustradas com figuras que traduzem a luta do povo caboverdiano na edificação do país, simbolizada por um camponês plantando uma árvore e uma criança a estudar, bem como heróis nacionais e africanos. Foram retiradas da circulação em 1995”.

 

In Notas e Moedas de Cabo Verde - Caderno Nº 5. Banco de Cabo Verde. Série Educação Financeira, p. 9-13.

ANCV

Endereço:
Av. dos Combatentes da Pátria
Chã de Areia - Praia | Santiago - Cabo Verde
 
Telefone:
+238 261 21 25
 
Fax:
+238 261 39 64
 
E-mail:
 
Facebook: