• 29 ANOS DA SALVAGUARDA PATRIMONIAL: MEMÓRIA E IDENTIDADE

    "29 ANOS DA SALVAGUARDA PATRIMONIAL: MEMÓRIA E IDENTIDADE"

  • ANCV

    NOSSO ARQUIVO, NOSSA HISTÓRIA!

  • ANCV 1

    PRESERVAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA!

  • ANCV 2

    ARQUIVO NACIONAL DE CABO VERDE.

  • ANCV 3

    CULTURA E CONHECIMENTO!

Dezembro de 2017 | ANCV

DezO Mês de dezembro assinala a criação do ANCV em 1988 (Decreto nº 123/88, de 31 de dezembro) com a designação de Arquivo Histórico Nacional (A.H.N.), para recolher, organizar, conservar e divulgar o património arquivístico nacional. Nesse âmbito, o Arquivo Nacional de Cabo Verde (ANCV) preparou como Documento do Mês o modelo de diploma do Curso de Técnicos Profissionais de Arquivos, publicado no Boletim Oficial nº 39, de 28 de setembro 1991.

Fotografias: Formandos do IIº curso (1992) e presidente do IAHN, formadores e formandos do IIIº curso (2005) de Técnicos Profissionais de Arquivos, respetivamente.

“Curso de Técnicos Profissionais de Arquivos”

Após a criação do Arquivo Histórico Nacional, em dezembro de 1988, constatou-se a necessidade de se dotar a instituição de um quadro de pessoal capacitado, com conhecimentos e técnicas profissionais conforme as exigências do mercado de trabalho, no âmbito das profissões da Ciência da informação. Por conseguinte, o Arquivo Nacional teve que criar um curso de técnicos profissionais de Arquivos.Dez2

O primeiro curso foi realizado de 21 de maio à 20 de novembro de 1990, na cidade da Praia. Esta primeira formação, permitiu ao Arquivo Nacional formar 11 (onze) técnicos profissionais de Arquivos, onde um técnico foi recrutado pelo AHN, e os restantes distribuídos por diversos Ministérios e Secretarias de Estado.

O segundo curso teve lugar de 09 de março à 27 de novembro de 1992, também na cidade da Praia, tendo sido formados, 22 técnicos profissionais de arquivos. Destes, três (3) foram colocados no Arquivo Histórico Nacional, e os outros repartidos por diversos organismos públicos.

Em 2005, organizou-se o terceiro curso de técnicos profissionais, do qual saíram 25 técnicos capacitados na área de arquivos. Igualmente, desta formação, o Arquivo Nacional recrutou 6 (seis) técnicos.

Para cumprir a sua missão, de Instituição responsável pela política arquivística do País, o AHN teve necessidade de recrutar Arquivistas com formação superior, para coordenar e organizar os arquivos conservados nas suas instalações e apoiar as Instituições públicas e privadas na organização dos seus arquivos.

ANCV

Endereço:
Av. dos Combatentes da Pátria
Chã de Areia - Praia | Santiago - Cabo Verde
 
Telefone:
+238 261 21 25
 
Fax:
+238 261 39 64
 
E-mail:
 
Facebook: