• 29 ANOS DA SALVAGUARDA PATRIMONIAL: MEMÓRIA E IDENTIDADE

    "29 ANOS DA SALVAGUARDA PATRIMONIAL: MEMÓRIA E IDENTIDADE"

  • ANCV

    NOSSO ARQUIVO, NOSSA HISTÓRIA!

  • ANCV 1

    PRESERVAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA!

  • ANCV 2

    ARQUIVO NACIONAL DE CABO VERDE.

  • ANCV 3

    CULTURA E CONHECIMENTO!

As Fomes em Cabo Verde: Causas e Efeitos (1580-1949)

 

FomeOrganizada em dezoito painéis, esta exposição documental e fotográfica consiste numa mostra parcial da vasta documentação sobre a Fome, emanada durante o período colonial, com a qual o ANCV resgata um passado triste da história nacional, que deve ser divulgado, tendo em vista a preservação da nossa memória coletiva.

 


PAINÉIS

I. As Fomes em Cabo Verde: Causas e Efeitos (1580 – 1949). Apresentação da Exposição. 18 Painéis descrevem, aos visitantes, os vários anos de fome, miséria e mortes ocorridos nas ilhas.

II. Breve Contextualização Histórica e Geográfica de Cabo Verde. Informação sucinta sobre o arquipélago, da descoberta ao povoamento e alguns aspetos económicos.

III. As Fomes em Cabo Verde. As fomes que assolaram o povo das ilhas, provocadas por crises alimentícias graves e cíclicas, desde 1580 a 1904.

IV. As Fomes em Cabo Verde (II). As fomes que continuaram a devastar o arquipélago de 1911 a 1949.

V. As Principais Causas da Fome em Cabo Verde. Dos vários fatores responsáveis pelas crises alimentícias e consequente proliferação da fome nas ilhas, ao longo dos anos, são realçados: As secas.

VI. As Principais Causas da Fome em Cabo Verde (II) As pragas e ventos, a mortandade de animais e a carência de recursos financeiros.

VII. As Principais Causas, da Fome em Cabo Verde (III), dificuldades na comunicação entre as ilhas e com o exterior.

VIII. Os Efeitos da Fome na Vida do Povo das Ilhas, as fomes que devastaram Cabo Verde, provocadas por carências alimentares, originaram graves e dolorosas consequências para o povo das ilhas, a saber: doenças e mortes, roubos.

IX. Os Efeitos da Fome na Vida do Povo das Ilhas (II), roubos (II), desemprego e atrasos salariais.

X. Os Efeitos da Fome na Vida do Povo das Ilhas (III), a inflação e a especulação de preços.

XI. Os Efeitos da Fome na Vida do Povo das Ilhas (IV), declínio da atividade económica, revoltas sociais.

XII. Os Efeitos da Fome na Vida do Povo das Ilhas (V), as migrações e emigração como fuga à seca e à fome. A emigração para S. Tomé.

XIII. Os Efeitos da Fome na Vida do Povo das Ilhas (VI), a emigração para os Estados Unidos da América.

XIV. A Assistência Pública em Tempos de Crise, os Serviços de Assistência Pública (surge SAGA - Serviço de Aquisição de Géneros Alimentícios).

XV. A Assistência Pública em Tempos de Crise (II), medidas fomentadas, através dos Serviços de Assistência Pública, para debelar a fome nas ilhas, a saber: A criação de albergues e cozinhas públicas, a abertura de obras públicas (“trabalhos de crise”).

XVI. Cidade da Praia “Porto de Abrigo” dos Famintos; a Cidade da Praia acolheu, ao longo dos anos, milhares de pessoas famintas do interior e de outras ilhas, que procuravam nessa urbe a solução para os problemas que os afligiam.

XVII. Cidade da Praia “Porto de Abrigo” dos Famintos (II), a expulsão de famintos da Cidade da Praia.

XVIII. O Desastre da Assistência, o muro sul do quintalão onde, diariamente, era alimentada a população faminta ruiu, em 20 de Fevereiro de 1949, fazendo centenas de vítimas.

 

 

ANCV

Endereço:
Av. dos Combatentes da Pátria
Chã de Areia - Praia | Santiago - Cabo Verde
 
Telefone:
+238 261 21 25
 
Fax:
+238 261 39 64
 
E-mail:
 
Facebook: