• 29 ANOS DA SALVAGUARDA PATRIMONIAL: MEMÓRIA E IDENTIDADE

    "29 ANOS DA SALVAGUARDA PATRIMONIAL: MEMÓRIA E IDENTIDADE"

  • ANCV

    NOSSO ARQUIVO, NOSSA HISTÓRIA!

  • ANCV 1

    PRESERVAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA!

  • ANCV 2

    ARQUIVO NACIONAL DE CABO VERDE.

  • ANCV 3

    CULTURA E CONHECIMENTO!

A Escravatura e a Abolição do Tráfico Negreiro em Cabo Verde

EscravosTrata-se de uma mostra parcial da vasta documentação sobre o Tráfico Negreiro em Cabo Verde, emanada durante o período colonial. Com esta documentação o ANCV conta a História do Tráfico e da Escravatura em Cabo Verde, desde os primórdios até a sua erradicação nas ilhas.

Os documentos patentes nesta Exposição, foram selecionados do Boletim Oficial da Província de Cabo Verde (1842-1974), dos fundos arquivísticos da Conservatória do Registo Civil de algumas ilhas; Secretária Geral do Governo: documentação avulsa (1803-1927), Secretária Geral do Governo: livros de registo (1674-1954), bem como do acervo do Museu de Documentos Especiais do ANCV.

 


PAINÉIS

I. O Tráfico e a Escravatura: breve historial, introdução ao tema.

II. O Tráfico e a Escravidão em Cabo Verde, referência à escravatura em Cabo Verde, realçando a inserção da Cidade da Ribeira Grande na rota internacional dos escravos e o seu importante papel no comércio triangular de escravos.

III. As revoltas de Escravos, isto é, agitações e sublevações sociais periódicas, ocorridas sobretudo na ilha de Santiago.

IV. Documentos que reportam o período Escravocrata na ilha de Santiago e no Concelho da Praia em particular, dados diversos sobre a presença de escravos no Concelho da Praia.

V. A Extinção Global Da Escravatura, apresentação das várias Legislações contra o tráfico e a escravidão e dados sobre a Comissão Mixa Luso-Britânica”.

VI. A Abolição Da Escravatura em Cabo Verde, as legislações referentes à província de Cabo Verde, de origem metropolitana e provincial, sobre a abolição do tráfico e da escravatura no arquipélago, bem como referências à Junta Protetora dos Escravos e Libertos.

VII. A Junta Protetora dos Escravos e Libertos, criação e atribuições.

VIII. Estatísticas, lista dos escravos e libertos registados nos vários Concelhos e ilhas do arquipélago, bem como passaportes concedidos dos para o trânsito, interno e externo, de escravos.

IX. Mostra de Publicações sobre a Escravatura e a Abolição do Tráfico Negreiro, Disponíveis no ANCV, listagem de estudos sobre a escravatura e a abolição do tráfico negreiro existentes no ANCV.

X. Tortura de Escravos, imagens que realçam as torturas corporais a que os escravos estavam sujeitos, bem como os vários instrumentos e técnicas de tortura, então, utilizados para punir e humilhar os escravos.

ANCV

Endereço:
Av. dos Combatentes da Pátria
Chã de Areia - Praia | Santiago - Cabo Verde
 
Telefone:
+238 261 21 25
 
Fax:
+238 261 39 64
 
E-mail:
 
Facebook: