• 29 ANOS DA SALVAGUARDA PATRIMONIAL: MEMÓRIA E IDENTIDADE

    "29 ANOS DA SALVAGUARDA PATRIMONIAL: MEMÓRIA E IDENTIDADE"

  • ANCV

    NOSSO ARQUIVO, NOSSA HISTÓRIA!

  • ANCV 1

    PRESERVAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA!

  • ANCV 2

    ARQUIVO NACIONAL DE CABO VERDE.

  • ANCV 3

    CULTURA E CONHECIMENTO!

A cultura cabo-verdiana na obra de Eugénio Tavares

EugenioTavaresEsta mostra expõe a cultura das ilhas traduzidas na obra de Eugénio de Paula Tavares.

Eugénio Tavares foi um jornalista, escritor e músico cabo-verdiano, nascido na Ilha Brava, Cabo Verde, a 18 de Outubro de 1867. O filho de Eugénia Roiz Nozolini Tavares e de Francisco de Paula Tavares possui uma riquissima obra, tendo sido uma figura de grande importância cultural, política e social de Cabo Verde entre 1890 e 1930.

 


PAINÉIS

I. A Cultura Cabo-verdiana na Obra de Eugénio Tavares: Apresentação da Exposição aos visitantes, 10 Painéis reproduzem a cultura das ilhas na obra de Eugénio de Paula Tavares.

II. Nota Biográfica: Quem foi Eugénio Tavares, o jornalista, músico, autodidata, funcionário público, autor de inúmeras publicações, dramaturgo, ficcionista e poeta, que marcou profundamente a vida política, cultural e jornalística de Cabo Verde?

III. História: Da sua vasta e respeitável obra, realçam informações variadas, entre as quais acontecimentos históricos relacionados com a Ilha Brava,

IV. História (II): Nos seus escritos, Eugénio Tavares fala, também, de factos que marcaram a sociedade cabo-verdiana do seu tempo como a emigração, nomeadamente para os EUA e o nativismo.

V. Literatura: Enquanto jornalista, Eugénio Tavares publicou uma série de crónicas sobre Cabo Verde e suas gentes, participou como diretor, redator ou colaborador em várias publicações no país e no exterior.

VI. Literatura (II): A sua produção literária é manifestamente mais expressiva na poesia. Aliás, Eugénio Tavares é tido como o expoente máximo da poesia cabo-verdiana em língua crioula.

VII. Música: Temas das mornas, Eugénio Tavares é recordado, hoje, como um dos maiores, senão o maior, compositor de mornas de Cabo Verde, escritas em crioulo e em português, nas quais fala de amor.

VIII. Música: Temas das mornas (II), É, também, autor de mornas célebres que retratam a mulher das ilhas, uma constante fonte de inspiração do nosso poeta.

IX. Música: Temas das mornas (III), O mar marcou presença expressiva na existência e obra de Eugénio Tavares.

X. Eugénio Tavares na Arte Cénica: A transversalidade cultural em Eugénio Tavares manifesta-se, também, no teatro. Como dramaturgo, escreveu peças de teatro que foram apresentadas na cidade da Praia, A sua vida e obra foi encenada na arte cénica.

XI. Outros autores falam de Eugénio Tavares: A obra de Eugénio Tavares acabaria por inspirar muitos intelectuais, nacionais e estrangeiros, que em diferentes momentos dissertaram sobre o pensamento do homem, cujo contributo para o engrandecimento da cabo-verdianidade é perene.

XII. Eternizar Eugénio Tavares: Além das mornas perpetuarem a sua memória, Eugénio Tavares é merecedor de várias menções e homenagens nacionais e internacionais, com o intuito de eternizar esse ilustre bravense, nas ilhas e no exterior, a saber entre outras: A atribuição do seu nome à ruas, emissão filatélica e condecorações.

XIII. Eternizar Eugénio Tavares (II): A edição de notas pelo Banco Nacional de Cabo Verde e institucionalização de 18 de Outubro, data do nascimento de Eugénio Tavares, como o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades.

XIV. “Pequena Bibliografia Tavariana” Listagem de estudos sobre a vida e obra de Eugénio Tavares e mostra parcial do acervo do Arquivo Nacional de Cabo Verde referente a esse autor bravense.

XV. Outros ilustres filhos de “Djabraba” Nestas comemorações ao Dia Nacional da Cultura, são também dignos de realce, outros filhos de “Djabraba” (Aurélio António Martins, Cristiano José de Sena Barcelos, Hipólito de Sena Barcelos, Luís Loff de Vasconcelos, José Martins da Vera-Cruz, etc.) que, assim como Eugénio Tavares, fizeram desta ilha, a seu tempo, pólo de referência da intelectualidade do arquipélago.

ANCV

Endereço:
Av. dos Combatentes da Pátria
Chã de Areia - Praia | Santiago - Cabo Verde
 
Telefone:
+238 261 21 25
 
Fax:
+238 261 39 64
 
E-mail:
 
Facebook: