• 29 ANOS DA SALVAGUARDA PATRIMONIAL: MEMÓRIA E IDENTIDADE

    "29 ANOS DA SALVAGUARDA PATRIMONIAL: MEMÓRIA E IDENTIDADE"

  • ANCV

    NOSSO ARQUIVO, NOSSA HISTÓRIA!

  • ANCV 1

    PRESERVAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA!

  • ANCV 2

    ARQUIVO NACIONAL DE CABO VERDE.

  • ANCV 3

    CULTURA E CONHECIMENTO!

Amílcar Cabral: Vida & Obra a partir do Acervo do Arquivo Nacional de Cabo Verde

AmilcarCabralEsta mostra documental e fotográfica está estruturada em (16) dezasseis painéis e (10) dez seções temáticas, esboçados a partir da análise do vasto acervo do ANCV sobre Amílcar Cabral e a Independência Nacional e visa, despertar o interesse dos estudantes, investigadores e do público em geral para o estudo deste “(...) simples Africano, que quis saldar sua dívida para com seu Povo e viver sua época”.

A Exposição reune publicações nacionais e estrangeiras, incluindo Jornais e Revistas da Biblioteca do ANCV, sobre Amílcar Cabral e a Independência Nacional.

A vida e obra de Amílcar Cabral inspira muitos intelectuais, nacionais e estrangeiros, que em diferentes momentos dissertam sobre o pensamento de um dos políticos africanos com maior renome internacional.

 


PAINÉIS

I. Amílcar Cabral Vida e Obra, a partir do Acervo do Arquivo Nacional de Cabo Verde, apresentação da Exposição aos visitantes. 16 Painéis dão a conhecer, aos estudantes, investigadores e ao público em geral, o acervo do ANCV sobre Amílcar Cabral e a Independência de Cabo Verde.

II. Nota Biográfica, quem era Amílcar Lopes Cabral, o “ (...) simples Africano, que quis saldar sua dívida para com seu Povo e viver sua época”?

III. A Vida Académica de Amílcar Cabral, o percurso académico de Amílcar Cabral, o agrónomo, que embora tenha começado os estudos primários tardiamente, esteve sempre entre os melhores alunos, tendo concluído os seus estudos liceais, com a média de 17 valores.

IV. Amílcar Cabral o Desportista, aficionado do desporto, amante da cultura física e cultivador do associativismo desportivo, Amílcar Cabral foi um grande desportista, tendo-se destacado como praticante, técnico e dirigente desportivo.

V. Amílcar Cabral o Ideólogo e Estratega Militar, Amílcar Cabral “o Teórico e Pensador” da Luta de Libertação Nacional.

VI. Amílcar Cabral o Ideólogo e Estratega Militar (II), Amílcar Cabral desenvolveu uma intensa atividade de esclarecimento e mobilização das populações no interior da Guiné, de modo a criar as condições para o começo da luta armada de libertação nacional.

VII. Amílcar Cabral nas Batalhas Político – Diplomáticas, homem de grande capacidade intelectual, Amílcar Cabral conseguiu conjugar a luta militar na Guiné e a luta política clandestina em Cabo Verde com uma Intensa Acão diplomática. Graças ao grande trabalho diplomático que empreendeu de forma brilhante, conseguiu apoios externos indispensáveis para a luta contra a dominação colonial.

VIII. Amílcar Cabral nas Batalhas Político Diplomáticas (II), Cabral foi à Paris, Cairo, Tunis, Londres, Casablanca, Dakar, Itália, Havana, União Soviética, Argélia, Roménia, Estados Unidos. Esteve com o presidente da Finlândia, do Senegal, de Cuba, entre outros. Participou em sessões da ONU, OUA e UNESCO.

IX. Amílcar Cabral Combatente da Liberdade da Pátria, Amílcar Cabral lutou pela independência da Guiné e Cabo Verde

X. O Assassinato de Amílcar Cabral e a Proclamação da Independência da Guiné Amílcar Cabral foi barbaramente assassinado a 20 de Janeiro de 1973 e a 24 de Setembro, no Boé, a Assembleia Nacional Popular proclamou, solenemente, a República da Guiné-Bissau.

XI. A Independência de Cabo Verde, a 5 de Julho de 1975 fez-se a Proclamação da Independência de Cabo Verde.

XII. Amílcar Cabral, o Poeta e Escritor das Ilhas, mostra dos escritos de Amílcar Cabral publicados antes e depois da sua morte.

XIII. Imortalizar a Memória de Amílcar Cabral e a Gesta da Libertação em Cabo Verde, medidas levadas a cabo com o intuito de homenagear e eternizar a memória de Amílcar Cabral e a gesta da Libertação, nas ilhas e no exterior.

XIV. Imortalizar a Memória de Amílcar Cabral e a gesta da Independência em Cabo Verde (II), edição de selos, envelopes, boletins e fichas de carimbos comemorativos dos Correios de Cabo Verde sobre Cabral e a Independência.

XV. Imortalizar a Memória de Amílcar Cabral e a gesta da Independência em Cabo Verde (III), moedas e notas emitidas pelo Banco de Cabo Verde (BCV). Edição de medalhas.

ANCV

Endereço:
Av. dos Combatentes da Pátria
Chã de Areia - Praia | Santiago - Cabo Verde
 
Telefone:
+238 261 21 25
 
Fax:
+238 261 39 64
 
E-mail:
 
Facebook: