Assinatura_MDE.png

Na Sala de Exposição Permanente os visitantes poderão apreciar uma “MOSTRA DO ACERVO DO MUSEU DE DOCUMENTOS ESPECIAIS”. Trata-se de uma exposição de longa duração, através da qual é divulgada exemplares das peças que compõem as colecções documentais do MDE.

A exposição está organizada em duas secções temáticas, a saber: 

  • – “O selo postal em Cabo Verde” – Selos divulgados antes e após a independência de Cabo Verde, nomeadamente, os selos emitidos desde 1877, o primeiro selo criado após a Independência Nacional e selos com temática variada, quais sejam fatos históricos, personalidades distintas que passaram pelas ilhas, o património construído, a fauna, a flora, o mar, a cultura, entre outros temas destacados nos selos postais de Cabo 

Verde que, segundo Tiago Estrela, “(…) é uma forma de um país contar a sua história”. Divulga-se, ainda, envelopes do primeiro dia, carimbos especiais e publicações diversas. 

  • – “A moeda em Cabo Verde” – História sucinta da moeda em Cabo Verde, dos primórdios à atualidade. Inclui a reprodução fotográfica das moedas trazidas pelos navegadores portugueses aquando da descoberta das ilhas, exemplares de moedas circuladas nas ilhas durante o período monárquico, documentação sobre o Banco Ultramarino criado em 1864, as primeiras moedas cunhadas para Cabo 

Verde, em 1930, bem como as moedas e notas da República de Cabo Verde, após 1975. Estão, igualmente, expostos:  

  • Os panos de obra e conchas que em tempos serviram de moeda; 
  • As “senhas” da “Salins du Cap Vert”, que na ilha do Sal tiveram o valorde moeda e, em determinada altura, foram utilizadas para opagamento de impostos; 
  • Cédulas e notas do Banco Ultramarino, emitidas para a colónia de

  Cabo Verde; 

  • Medalhas comemorativas e textos históricos; 
  • Peças da coleção de documentos iconográficos e cartográficos. 

Também, constam da exposição os utensílios utilizados pelos filatelistas, em especial por Tiago Estrela, quer como responsável do MDE, quer como colecionador particular. Ainda, as honras que Tiago Estrela recebeu do Governo de Cabo Verde, do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal da Praia.  

 

Ficha Técnica 

Realização: Arquivo Nacional de Cabo Verde (Presidente José Maria Borges tavares). 

Produção e montagem: Ana Mafalda Furtado Moreira e Maria da Luz Pires.  

Digitalização: Roberto Lopes e Vital Pina. 

Colaboração: Francisco Osório, Orlanda Monteiro, Sandra Rosa, Eugénia Miranda, Carla Tavares, Maria Pina, António Carlos, Mateus Barros e Maria Helena da Silva. 

Inauguração: Em 2017 no âmbito das comemorações do 28º aniversário da criação do Arquivo Nacional de Cabo Verde (ANCV) e 25 anos da fundação do Museu de Documentos e Especiais (MDE).