O Instituto do Arquivo Nacional, através das Salas de Leitura e de Pesquisa presta um serviço de apoio à investigação aos pesquisadores, nacionais e estrangeiros, facultando o acesso às fontes arquivísticas, bibliográficas e museológicas.

Através das bases de dados BIEFCV, KARDEX e ART, consegue satisfazer as demandas relacionadas com a coleção bibliográfica.

As principais coleções bibliográficas são de obras que abarcam uma diversidade temática, desde História, Geografia, Literatura, Política, Religião, entre outras.

Os pesquisadores consultam com frequência, as obras existentes na Biblioteca do IANCV para completar as suas investigações em fontes primárias.

Dispomos de instrumentos de pesquisa, nomeadamente: Repertórios numéricos simples e Catálogos bibliográficos que facilitam o acesso à informação já organizada.

Relativamente às fontes arquivísticas, o IANCV dispõe de bases de dados, criadas a partir dos programas informáticos WINISIS e ABCD, que brevemente serão migradas para os aplicativos AToM e KOHA, e estarão disponíveis na plataforma online do site da Instituição.


Pesquisas

Os técnicos da Direção de Pesquisa e Comunicação Documental assistem os utilizadores das salas de leitura e de Pesquisa, fornecendo-lhes assistência e orientações gerais, de pesquisa ou informações sobre os fundos e coleções disponíveis, sua organização e conservação, a existência e a utilização dos instrumentos de pesquisa disponíveis, as normas e condições de acesso ao acervo conservado pela instituição.

Geralmente, não é da competência do IANCV efetuar pesquisas nos seus fundos e coleções documentais para os investigadores e entidades públicas e privadas, salvo casos excecionais.

Entretanto, quando os utentes, por razões fundamentadas, não puderem realizar pelos seus próprios meios as pesquisas pretendidas, poderão solicitar ao IANCV a realização desse serviço, o qual será feito de acordo com a disponibilidade de recursos humanos e conforme o pagamento dos valores fixados na Tabela de preços, em vigor na Instituição.