Atendimento presencial
Tem como objetivo facultar o acesso ao acervo documental conservado no IANCV, orientando os utilizadores sobre a utilização dos instrumentos de pesquisa existentes na instituição, das bases de dados, e principalmente aconselhá-los sobre a melhor forma de consultar os documentos originais. Ainda, os técnicos de atendimento têm a responsabilidade de atender às solicitações de serviços como reprodução de documentos, transcrição paleográfica e emissão de certidões.
O acesso as Salas de Leitura e de Pesquisa é permitido mediante a apresentação de um documento de identificação civil, BI ou Passaporte.
O Atendimento a Distância
Tem por missão facilitar o acesso à informação sob a guarda do Instituto do Arquivo Nacional, e é direcionado sobretudo,
para as solicitações de reproduções de certidões, transcrições e pesquisas históricas não exaustivas, de utentes que se encontram noutras ilhas e noutros Países.
As respostas à estas demandas demoram no mínimo, uma semana, devido a um conjunto de procedimentos necessários para realização da pesquisa, como levantamento de dados nos instrumentos de pesquisas, que podem ser analógicos ou digitais, como a solicitação de documentos ao setor de guarda (armazéns), pesquisa, reprodução, verificação, autenticação e posterior envio.