336779601_613214490175769_2950008300163489434_n.jpg

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, através do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde(IANCV) realizam uma conferência dedicada à mulher cabo-verdiana.

No âmbito das suas atribuições, o IANCV realizou, hoje, dia 17 de março, uma conferência subordinada ao tema “Em Busca da História da Mulher Cabo-verdiana,” enquadrada nas celebrações do mês de março -, mês da Mulher.

O evento, cuja abertura foi feita por Sua Excia a Senhora Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Dra. Edna Oliveira, decorreu, em modalidade híbrida, na Sala de Conferências do IANCV e contou com oito comunicações, distribuídas em três peineis, a saber: A Mulher Cabo-verdiana: Ontem e Hoje; A Mulher na Cultura Cabo-verdiana; Questões de Género e seus desafios, Hoje.

A margem da conferência, que contou com uma ampla participação pública, foram apresentadas duas exposições, Retratos de Mulheres na Iconografia Colonial de Cabo verde: Identidade e Emancipação, realizada a partir do acervo do Museu de Documentos Especiais do IANCV, e Mostra de obras da Artista Plástica Leomar, que espelham o percurso da mulher cabo-verdiana nos mais variados domínios, nos períodos, colonial e pós-colonial.