278385528_292704373035770_7034626340736318005_n.jpeg

Digitalização dos processos judiciais que integram os Fundos Documentais dos Tribunais da Praia e da Ribeira Grande de Santo Antão, sob guarda do IANCV.

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, através do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde(IANCV) iniciam o processo de digitalização de dois importantes fundos documentais, visando sua ampla divulgação no seio da comunidade científica.

No âmbito de um acordo de parceria entre o Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV) e o Max Planck Institute for Legal History and Legal Theory (Frankfurt- Alemanha), iniciou, hoje, o processo de digitalização dos processos judiciais que integram os Fundos Documentais dos Tribunais da Praia e da Ribeira Grande de Santo Antão, sob guarda do IANCV. Com uma cronologia que medeia entre 1726 e 1967, estes dois fundos comportam cerca de 3. 317 caixas, uma extensa e importante coleção de processos judiciais, fundamental para pesquisas em História Social, História Cultural, História Política e História do Direito em Cabo Verde.

Coordenado pela investigadora Mariana Dias Paes, o projeto enquadra-se no Global Legal History on the Ground, para além da digitalização desta documentação, propõe a publicação de um inventário, facilitando, deste modo, o seu aceso ao público em geral e, em particular, a comunidade académica, nacional e internacional.