O Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV), em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), deu início hoje, 31 de março, a uma formação sobre Tratamento e Gestão de Arquivos, voltada para a capacitação de jovens desempregados. O objetivo é proporcionar conhecimentos técnicos sobre técnicas de tratamento e gestão de documentos arquivísticos, contribuindo para a qualificação profissional e respondendo às necessidades da instituição.

A sessão de abertura ocorreu às 9:30, na sala de conferência do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV), com a presença do Presidente do Arquivo José Maria Borges, da Coordenadora Edna Borges do Arquivo Nacional, da Diretora do Centro de do Emprego e Formação Profissional, da Praia, Raquel Santos, além de profissionais do Arquivo e os formandos.

IMG 0241

Com uma abordagem teórica e prática, a formação terá a duração de 8 semanas, permitindo que os participantes adquiram conhecimentos essenciais para o tratamento e a gestão documental. Entre os temas abordados estão Introdução às Ciências Arquivísticas, Gestão Documental, Tratamento e Gestão de Arquivos Definitivos ou Permanentes, Direito da Informação e Paleografia.

Esta iniciativa reforça o compromisso do Arquivo Nacional em valorizar a preservação documental e garantir um acesso mais eficiente à informação arquivística, ao mesmo tempo que impulsiona a empregabilidade de jovens cabo-verdianos na área da gestão documental.

IMG 0262