
O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV), em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP -Cooperação Portuguesa, promove, de 4 a 14 de novembro, na cidade do Mindelo, o “Atelier de Tratamento Documental, Preservação, Conservação e Restauro de Documentos Gráficos”.
A sessão de abertura contou com a presença do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, que destacou a relevância dos arquivos enquanto pilares da memória nacional e sublinhou a importância de investir continuamente na sua preservação e digitalização.
Esta ação de formação surge no contexto das iniciativas de recuperação e capacitação técnica desencadeadas após a passagem da tempestade Erin, que provocou danos em diversos arquivos da ilha de São Vicente, incluindo o acervo do Palácio da Justiça do Mindelo.
Com esta iniciativa, o IANCV reforça o compromisso de formar e apoiar profissionais e instituições públicas na organização, conservação e gestão do património documental, contribuindo para serviços mais eficientes e sustentáveis.
Ao longo de duas semanas, o atelier reúne especialistas do IANCV e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), de Portugal, numa parceria que reflete o empenho conjunto de Cabo Verde e da Cooperação Portuguesa na valorização e salvaguarda dos arquivos.