345045763_153512237689083_858079956807045430_n.jpg

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) e o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública (MMEAP), através do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV) participam na jornada científica promovida pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santo Antão, enquadrada nas atividades comemorativas ao Dia daquele Município.

A convite da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santo Antão, o Presidente do Conselho Diretivo do IANCV, Dr. José Maria Borges e o Diretor do Serviço de Pesquisas e de Comunicação Documental, Doutor José Silva Évora, deslocarão à ilha de Santo Antão para participarem nas atividades alusivas ao Dia daquele Município, que a partir deste ano se comemora a 7 de maio.
Para além das formalidades institucionais, o IANCV estará representado, através do Doutor José Silva Évora, numa jornada científica sobre O Percurso, as Instituições e a Dimensão Histórica do Município da Ribeira Grande de Santo Antão, a ter lugar no dia 05 de maio, na qual estarão reunidos especialistas, nacionais e estrangeiros, das mais diversas áreas, que estudam a ilha de Santo Antão, e em particular o espaço que compõe o Concelho da Ribeira Grande.

Na conferência de abertura, o Doutor José Évora dissertará sobre O lugar do Município da Ribeira Grande na História de Santo Antão e de Cabo Verde, com enfoque sobre a micro-história, na perspetiva da promoção turística.

De entre outros especialistas, participará desta jornada a Doutora Mariana Dias Paes, do Instituto Max Planck da História e Teorias do Direito, que falará sobre o Fundo Documental do Tribunal da Ribeira Grande de Santo Antão, cujos processos judiciais datados a partir de 1777 fazem parte do acervo do IANCV, sendo a sua digitalização em curso, é fruto de uma parceria entre esta prestigiada Instituição de Pesquisa, com sede em Frankfurt an Main (Alemanha) e o IANCV.