271552209_2974180682832571_6075038335705690678_n.jpg

O Protocolo assinado, hoje, dia 7 de janeiro, entre o Instituto do Arquvo Nacional de Cabo Verde, representado pelo seu Presidente, Dr. José Maria Borges Tavares, e a Associação Nacional dos Municípios Caboverdianos, representada pelo Presidente, Dr. Herménio Fernandes, visa garantir uma cooperação institucional nos domínios da criação, organização, conservação, preservação e divulgação dos arquivos municipais.

As partes envolvidas, comprometem-se a envidar todos os esforços no sentido de criar as condições propícias para a implementação deste protocolo, desde recursos financeiros, recursos humanos e materiais.

Equipas de trabalho serão criadas, para desenvolverem os instrumentos legislativos e normativos e para elaborarem um programa de formação académica no domínio da Ciência de informação documental, nomeadamente, na vertente arquivística (níveis técnicos profissionalizantes e pós-graduação).

Ainda, as duas instituições responsabilizam-se em disponibilizar infraestruturas físicas, recursos humanos e equipamentos para o funcionamento dos serviços de arquivos.

Também, fazem parte dos compromissos assumidos pelo Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV) e pela Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos (ANMCV), a realização de atividades culturais e de investigação, com enfoque para a pesquisa e edição conjunta de trabalhos académicos e científicos desenvolvidos no âmbito da História Local, e a promoção periódica de exposições temáticas, debates, conferências, seminários, palestras e colóquios no país e na diáspora.

O IANCV aproveitou deste ato, para oferecer um conjunto de livros da sua edição à Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos, contribuindo assim, para o enriquecimento do seu acervo bibliográfico.

De referir que, o ato contou com a honrosa presença da Sua Excelência, o Senhor Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e Ministro do Mar, Dr. Abraão Vicente.