O_Ministério_da_Cultura_e_das_Indústrias_Criativas_e_o_Ministério_da_Modernização_do_Estado_e_da_Administração_Pública_através_do_Instituto_do_Arquivo_Nacional_de_Cabo_Verde_IANCV_realizam_uma_conferência_Internacional.jpg

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, através do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV) realizam uma conferência Internacional, “Os Processos Judiciais como Fontes Históricas,” em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos.

Enquadrado nas comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, 09 de junho, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, através do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV) realizaram uma Conferência Internacional, “Os Processos Judiciais como Fontes Históricas,” nas instalações do IANCV.

A conferência, cuja abertura foi feita por Sua Excia a Sra. Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Dra. Edna Oliveira, foi moderada pela Dra. Sofia Oliveira Lima, Diretora Nacional da Administração Pública, e contou com cinco conferencistas, a saber:

  • Doutora Mariana Dias Paes (Max Planck Institute for Legal Historuy and Legal Theory – Alemanha),- “ Socialização do Projeto de digitalização dos fundos dos Tribunais da Praia e da Ribeira Grande de Santão Antão;”
  • Profª Doutora Mariana Cândido ( Emory University- EUA)- “ As mulheres e a documentação judicial do Tribunal da Comarca de Benguela;”
  • Doutora Fernanda Thomaz (Max Planck Institute for Legal Historuy and Legal Theory – Alemanha) - “Pluralismo Penal nas fontes judiciais durante o colonialismo em Moçambique (1890- 1940);”
  • Doutor José Silva Évora (Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde) – “Proprietárias de terras na ilha de Santo Antão (1850-1889): Uma proposta de trabalho a partir dos processos judiciais do Tribunal da Ribeira Grande”;
  • Doutoranda Maysa Souza ( Max Planck Institute for Legal Historuy and Legal Theory- Alemanha)- “ Processos locais, significados globais. Notas de pesquisa sobre a Curadoria dos Serviçais e Colonos”.
O evento contou com uma Minifeira, exposição e venda, de produtos dos Correios de Cabo Verde.