A Sala de Leitura António Carreira do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde esteve encerrada desde o mês de dezembro passado, para obras. Apesar de várias intervenções ao longo dos anos, devido à sua localização próximo ao mar, numa zona vulnerável a inundações, o edifício sofre de fortes humidades, que afetam não só as infraestruturas físicas, mas também os documentos e o ambiente.
As paredes da Sala de Leitura encontravam-se com fortes humidades, danificando, assim, os materiais de acondicionamento e as publicações ali expostas.
Para além das obras realizadas nas paredes, a Sala beneficiou de outras reparações e investimentos, tais como iluminação, climatização e equipamentos, tendo sido construídas novas estantes e adquiridas cadeiras novas.
Enquanto aguarda a construção do novo edifício com as condições adequadas para a conservação e preservação do património arquivístico nacional, a equipa diretiva vai se apostando nos meios para manter o edifício e a instituição a funcionar da melhor forma possível.